quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O perigo por trás do absorvente interno: Síndrome do Choque Tóxico



Quase toda mulher concorda que o absorvente interno facilita muito a vida feminina nos períodos menstruais. Contudo, o uso incorreto desse artefato pode causar danos importantes à nossa saúde. 

Existe uma bactéria chamada Staphylococcus aureus que vive em nossa pele, nariz, reto, vagina e em algumas mucosas do nosso corpo. Ela faz parte do nosso organismo e normalmente não nos causa problema algum. Entretanto, algumas vezes, essa bactéria produz uma toxina que causa uma inflamação maciça em nosso organismo. Com isso, nosso corpo pode reagir de diferentes formas, que pode ser desde uma intoxicação alimentar até a chamada Síndrome do Choque Tóxico.

Os absorventes internos, principalmente aqueles que prometem absorver um fluxo muito grande de sangue, são os principais causadores da síndrome. O uso constante, sem trocar e com grande quantidade de sangue parado favorece que a bactéria produza a toxina. Desse modo, o corpo produz uma grande inflamação e não consegue produzir anticorpos para se defender. Assim, a mulher pode apresentar febre alta, vermelhidão intensa na pele, descamação (principalmente nas plantas dos pés e nas palmas das mãos), pressão arterial próxima a ZERO, vômito, diarreia, dor muscular intensa, mal estado geral, falência renal, falência hepática, problemas pulmonares graves, derrames, problemas cardíacos (inclusive parada cardíaca), queda de cabelo e problemas metabólicos. É uma síndrome grave e muito letal. 

O tratamento ocorre utilizando antibióticos e outras medidas para deixar a paciente viva, como ventilação mecânica, ressuscitação, entre outros.

Para evitar essa síndrome, é interessante utilizar o absorvente interno apenas quando for necessário (ex: quando for à praia ou quando o fluxo estiver muito intenso), trocá-lo de 4 em 4 horas mesmo que o fluxo seja pequeno (os fabricantes dizem que pode ficar até 8 horas, mas eu não recomendo), NUNCA utilizá-lo para dormir e NUNCA reaproveitá-lo. Também não se deve emprestá-lo para outra pessoa, afinal, é um artigo de higiene pessoal e que pode transmitir doenças. Além disso, caso a cordinha rompa, procure imediatamente um ginecologista ou um pronto-socorro para retirá-lo.

Há outros fatores que podem causar essa síndrome, como, por exemplo, o parto. Além disso, homens também podem ter o problema. Porém, 50% dos casos são devido ao uso de tampões, portanto, CUIDE-SE. Não arrisque sua vida por um acessório que é fácil de trocar e que, na maioria das vezes, pode ser facilmente substituído.


Texto: Mariane Manso

Fonte: Pronto-Socorro: Diagnóstico e Tratamento em Emergências, 2ª edição, capítulo 265 (páginas 2010-2013), Editora Manole.


Espero ter sido útil. Qualquer dúvida, é só mandar um email para marianemanso@gmail.com ou comentar nesse post que, assim que possível, eu respondo.




Um ótimo feriado pra vocês!


Postado por:

61 comentários:

  1. MIZERICORDIA! oO agora essa historia de emprestar o ob é triste hahahahahahahah #chorei
    TECA nao to acreditando q vc vai! Poxaaa que massa, queria tanto mais tanto :) E poxa MUITO obrigada pela boa vontade de relatar o evento para que eu publique no MUK! Muitoooo obrigada mesmo! Tira bem muitas fotos das novidades :) BEIJOOO a gnt vai se falando ^^

    ResponderExcluir
  2. Olá! não sou muito fã de interno não. Mas achei importantíssimo você alertar as mulheres que usam. BOm feriado!
    por K.M

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post!!!! Um excelente alerta para a mulherada!! Obrigada por compartilhar!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Eu nao uso absorvente interno, nao suporto!
    Amei o post, um alerta importantíssimo!!

    bjiimm e ótimo feriado

    http://muslimahfashionn.blogspot.com

    http://meuamorpaquistanes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Hummmmm gostei de saber
    eu não uso não consigoooooo
    me sinto incomodada!!!!

    Beijooooo
    Monique

    http://unhaspintadasecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. eu prefiro os internos...são + práticos...
    qq coisa que não se tenha higiene pode causar infecções

    é preciso mesmo ter mto cuidado, pois corre -se o risco de esquecer que está com absorvente interno, né

    mto bom o alerta

    ResponderExcluir
  7. olha eu odeio usar esse tipo de absorvente...prefiro mil vezes o normal..eu só uso ese qdo vou na praia, ou lugar com piscina sei la..mas odeio pq incomoda muito..

    sucesso flor

    ResponderExcluir
  8. Post maravilhoso! De utilidade pública, na minha opinião!

    Beijo!

    http://madamenutso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Bom saber! Um ótimo alerta para nós mulheres!


    Camila Faria

    ResponderExcluir
  10. Olá, amei o post...morro de medo sabe...uso só em praia ou piscina, mas troco o tempo todo...

    acho muito desconfortável e não acredito que tem meninas que usam só esse tipo de absorvente...

    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso apenas ele e me sinto muito bem durante meu período menstrual
      .
      Ele é mais higiênico e o risco só ocorre caso a pessoa esqueça , não tem como a pessoa vai toda hora ao banheiro , não acredito que não lembre
      . e ele só incomoda se estiver colocado de forma errada

      Excluir
  11. Tenha um ótimo feriadão para você, ;*
    Beijos !

    ResponderExcluir
  12. Nossa muito legal o post...Não sou muito fã do interno.
    Ai essa coisa de emprestar, ahsuahs não acredito que tem gente que faça isso...

    ResponderExcluir
  13. Nao sei bem como usa estes, prefiro os tradicionais :P

    ResponderExcluir
  14. Nossa, que medo! Tem umas coisas que a gente nem tem idéia de que possam acontecer, né!
    Ainda bem que eu nem uso, prefiro os tradicionais tbm!
    Beeijo

    ResponderExcluir
  15. não uso absorvente interno... nunca usei... mas tenho nojo auiahioauhuia sei lá
    prefiro os tradicionais, mesmo ;D

    ah, obrigada pelos parabéns!
    beijinhos ;*

    ResponderExcluir
  16. Aii gente quanto drama..já esqueci o O.B dentro de mim 3 dias pq a cordinha entrou e eu não vi..uso desde quando era virgem e nunca aconteceu nada.. Além disso durmo com ele e esta em primeiro lugar no meu ''kit Sobrevivência'' Mas claro que deve se levar a serio o post, pq é abominável emprestar (usado) ou reutilizar.. mas fora isso não da nada..Bjos Teca

    ResponderExcluir
  17. Eu nunca usei, mas também não tenho vontade ;) Acho que deve ser meio desconfortável, sei lá xD

    http://belezapuraonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. excelente post! não gosto muito de usar!parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Otimo post.
    Eu só uso este tipo de absorvente já faz muitos anos, não consigo usar o outro, só pra dormir. Mas tomo os cuidados.
    Bjs.

    http://esmaltesdastella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Eu sempre uso interno, e todas essas recomendações estão escritas na bula de qualquer absorvente interno, quem usa deve saber, explica sobre a síndrome, etc,e ect.
    De qualquer maneira, não entendi a parte de "não poder reaproveitar" ou "não poder emprestar". Fala sério, isso nem tem como fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk . eu uso o interno sempre. Tenho alergia á outros absorventes , ele é a minha maior salvação nesses dias , não tem como alguém esquecer , afinal de horas em horas a pessoa está no banheiro. Fica aquele filzinho pendurado rsrs

      Excluir
  21. eu SÓ uso absorvente interno (O.B) não tem nada de desconfortável...isso é pq a pessoa não sabe colocar direito, não conhece o próprio corpo.

    Absorvente interno é mega mais higiênico, azar das mulheres que usam aquela coisa horrorosa nos meios das pernas.

    Post bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, o absorvente interno é muito melhor quando se sabe colocar nem da para sentir ele lá dentro, além de ser muito mais higiênico ... É só seguir as recomendações e troca-lo sempre que necessario!!

      Excluir
    2. já faz três anos q eu uso O.B, é super confortável e eu até acho q acalma a gente, não fica incomodando como esses absorventes normais, é só por corretamente e trocar nas horas certas. Reutilizar o mesmo? Nunca! Muito menos emprestar usado, acho que ninguém faz isso kkkk

      Excluir
  22. que bosta de post..."Eu Não Recomendo" quem és tu? pra recomendar ou não algo???? post deveras primário .

    ResponderExcluir
  23. Nossa!!
    Estou num lugar junto com provavelmente 214 mulheres!!
    Podemos mudar o assunto do post para:Você está solteira no momento?

    Héctor Bonilha
    Santa Catarina

    ResponderExcluir
  24. Muito bom o post! Eu uso o absorvente interno pois me sinto mais 'limpa' e já tinha ouvido falar da SCT, e esse post esclareceu todas as minhas dúvidas. Parabéns.

    ResponderExcluir
  25. Uso absorvente interno (inclusive para dormir) há mais de três anos! Não quero mais outra vida! Essa síndrome é raríssima (você se esqueceu de citar esse dado)e além disso o absorvente interno é bem mais higiênico do que os tradicionais tijolões que abafam a vagina já úmida com o sangue... Enfim, só sente desconforto quem não sabe usar.

    ResponderExcluir
  26. Pois é, sao muito mais higienicos , pois o sangue nao tem contato com o ar, entao o mal cheiro nao aparece. So se sente incomodada quem nao sabe usar mesmo. E minha ginecologista disse que pode sim dormir com ele, é so respeitar o tempo de 8 horas.

    ResponderExcluir
  27. Muito bom,sou homem mas achei legal as dicas.não entendo muito dessas coisas de mulher mas foi legal aprender mais um pouco.abraços.

    ResponderExcluir
  28. o mulherada porca que usa absorvente normal.. ob é muito mais higiênico

    ResponderExcluir
  29. Gente, gostaria de tecer alguns comentários:

    1. A Mari tem embasamento para fazer o post, afinal, está quase se formando em Medicina. E cada médico, de acordo com a sua opinião, pode recomendar coisas diferentes.
    2. A Mari não disse que as mulheres não devem usar ob, só explicou a importância de tomar os devidos cuidados para não prejudicar a saúde.
    3. Para quem afirmou que ela esqueceu de dizer que essa síndrome é rara, não fez uma boa análise do texto, pois ela deixou claro que normalmente a Staphylococcus aureus não causa mal algum.

    De toda forma, obrigada pela visita e por deixarem suas opiniões!

    ResponderExcluir
  30. Eu também uso OB há muitos anos, tomo os devidos cuidados e nunca tive problema algum, muito pelo contrário, adoroooooo OB, porque ele é higiênico e prático; é só saber usá-lo certinho que não dá nadaaaaa, né meninas adeptas??? Ele é tudo de bom e mais um pouco!!! Perde quem nunca experimentou!!!

    Afinal, se vc usa o absorvente normal e não toma os devidos cuidados de trocá-lo e tal, é a mesma coisa......

    ResponderExcluir
  31. Olha eu na verdade achei mt exagerado...e ficar 8 horas c um OB é de matar né?...e tb esse negócio de emprestar..rsrsr...é estranho né?...kkk
    Bjsss

    ResponderExcluir
  32. Acesse br.winalite.com e conheça ANION (Absorvente intimo que absorve até 15 vezes mais que os concorrentes e ainda possui uma fita de anions que promovem bem estar e saúde para o abmbiente intimo feminino).

    Contato:
    jbrw@r7.com

    ResponderExcluir
  33. Uso OB amoo demaais . fooi uma da melhores cooisas que inventarão pra queles dias terrivéis , ACHEEI IMPORTANTEE OO, ALERTAA . maais o negocioo de empretaar e reutilizaar intendii nãao , tirandoo isso achei muitoo bom o comunicado SUCESSO AII BOM FERIADOO PRA TODAS

    ResponderExcluir
  34. Uso OB sem duvidas melhor opção!!
    Não deixa odores indesejados, alem de ser bem mais higiênicos vale a pena experimentar!!
    Só tem desconforto quem não sabe usar!

    Só não entendi a parte de se emprestar,reutilizar eu heim!!!
    Mais legal a matéria

    Beiju

    ResponderExcluir
  35. Gente, pelo amor de Deus... quem poderia EMPRESTAR um O.B?!?!?! kkkkkkkkkkkkk... desculpem, mas não consigo conter as gargalhadas...
    Enfim, faço uso de absorvente interno há mais de 5 anos e, graças a Deus, nunca tive problema algum. Me sinto muito mais confortável e tranquila... não consigo mais usar as "fraldinhas"... rs... Mas é bem bacana a ideia de alertar sobre os danos que ele pode causar!!!

    ResponderExcluir
  36. eu estou menstruada e odeio o absorvente comum,mas não quero me arriscar a ter esse tipo de infecção.o que eu fasso uso o ob ou continuo usando o normal?

    ResponderExcluir
  37. Uso OB há mais ou menos uns quinze anos, e não me vejo usando outro tipo de absorvente. Tenho as coxas muito grossas, e aquele travesseirão me deixava assada, e toda ferida. Além do que, gosto de sair, e me sentir a vontade pra usar o que quiser.
    O perigo mencionado existe, sim. Entretanto, como tudo nessa vida, deve-se ter o mínimo de cuidado. Até o mencionado "travesseirão", se usado de qualquer maneira, traz maleficios ao organismo.
    Entendo que cada uma deve usar aquilo que deixar mais a vontade e confortável, observando os devidos cuidados, para se preservar a saúde.
    Agora, quanto a emprestar ou reutilizar... por mais porca que uma pessoa seja, será possível? Que horror!!!!

    Abraço grande a todas!!!!

    ResponderExcluir
  38. eu tanbem adoro os obs ... hha melhor coisa que ja inventaram .. nn consigo usar os normais .. muito desconfortavel.. ainda mais porque sou bailarina entao n rola .. ha e so encomoda quem n sabe usar.. as vezes ate esqueço que to mesnstruada com o ob .. muito bom recomendo ...

    ResponderExcluir
  39. E bom lembrar que quando o absorvente interno fica incomodando,e porque nao esta bem colocado.

    ResponderExcluir
  40. Eu uso com frequencia, pois gosto muito, os outros absorventes me assam as pernas, no verao e horrivel.
    Posso ter algum problema em usa- lo sempre.

    ResponderExcluir
  41. amiga peço ajuda estou com um ob dentro de mim como faço pra tira obrigada

    ResponderExcluir
  42. Eu prefiro mil vezes o normal mesmo,sei lá tenho medo de encher e vazar por conta própria,eu já tenho uma neura enorme com o comum imagina com o interno.Eu tenho uma colega que só usa OB...

    ResponderExcluir
  43. Não entendo nada desse negocio de absorvente, só tô aqui por curiosidade.kkk...minha namorada usa o interno e diz que é muito bom..

    ResponderExcluir
  44. Não entendo nada desse negocio de absorvente, só tô aqui por curiosidade.kkk...minha namorada usa o interno e diz que é muito bom..

    ResponderExcluir
  45. Não entendo nada desse negocio de absorvente, só tô aqui por curiosidade.kkk...minha namorada usa o interno e diz que é muito bom..

    ResponderExcluir
  46. Não entendo nada desse negocio de absorvente, só tô aqui por curiosidade.kkk...minha namorada usa o interno e diz que é muito bom..

    ResponderExcluir
  47. Adorei o post, sempre bom saber mais sobre essas coisas :) E concordo com as meninas que falaram que só encomoda se não estiver bem colocado, é verdade .. pois ainda sou virgem e comecei a usar pouco tempo e digo não encomoda de forma alguma..(mta gnt diz que virgem não pode usar,É MENTIRA tem nada hver isso )sempre tive um fluxo intenso,mas nunca tive vontade de usar um OB, acho que mais por medo mesmo, e pq sempre ouvir flar que encomodava,pois então.. comprei,testei e adoooooooooorei, muito bom mesmo :)

    ResponderExcluir
  48. Eu prefiro o interno, quando colocado corretamente você nem sente.
    Além disso o risco de sujar a "roupitcha" por ai é bem menor...
    E até mesmo na hora que vai no banheiro é bem mais prático.
    Qualquer coisa que não se tenha uma higiene adequada é assim mesmo amores, é só trocar no tempo certo :)

    ResponderExcluir
  49. Eu morro de medo de absorvente interno e agora não vou usar mais não =\

    ResponderExcluir
  50. Ola coloquei o OB e nao conseguiu retira , nao estou achando a cordinha , e nai sei se ele ta dentro de mim , ou se ja saiu quando fui urina , preciso da resposta urgente

    ResponderExcluir
  51. Oi eu tenho alergia a absorventes comuns. E so posso usar ob. Como faco?

    ResponderExcluir
  52. Um ótima opção para o interno é o coletor menstrual. Discreto tanto quanto e não tem esse risco da síndrome e pode ser usado por um período de até 12h sem problemas...
    Sem contar q é ecológico, n polui o meio ambiente, e reutilizável... Se bem cuidado pode durar até 10 anos...

    ResponderExcluir
  53. Eu fiquei uma semana com esse absorvente dentro de mim preso , pratiquei relações sexuais com ele dentro de mim , e descobrir hoje que ele estava dentro de mim , eh tava podre , estou morrendo de medo de alguma bactéria duença , alguma coisa do tipo ...

    ResponderExcluir
  54. O meu ob se perdeu não consigo tirar

    ResponderExcluir

Dúvidas? Opiniões? Sugestões?

Tradutor

Pesquise Aqui

Siga o Blog

Facebook

Twitter

Link - Me


Total de Visualizações

Tecnologia do Blogger.